Mensagem alusiva ao dia 1 de Junho 2016

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

GOVERNO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA

SERVIÇO DE EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E TECNOLOGIA DA CIDADE DE NAMPULA

ESCOLA PRIMÁRIA COMUNITÁRIA MARIA RIVIER

Mensagem alusiva ao dia 1 de Junho 2016, dia internacional da criança

Reverentíssimas Irmãs da Apresentação de Maria, excelentíssimos membros da direcção da escola Maria Rivier, distintos senhores professores, respeitosos membros do corpo educativo não docente, caros convidados, queridos pais, prezados colegas e amigos da escola Maria Rivier. Hoje é o dia da nossa festa, os nossos corações vibram de alegria e em nossos lábios surgem canções de harmonia.

Nós as crianças, queremos celebrar este dia não só com os meninos da nossa escola, mas também queremos nos lembrar de todas as crianças espalhadas pelo mundo inteiro. Os meninos de rua, crianças nas camas dos hospitais, crianças sem direito a esta data, crianças órfãs, crianças rurais e crianças assustadas com o barulho das armas.

Queremos agradecer aos nossos pais, que com muito amor nos trouxeram ao mundo, e no dia-a-dia cuidam de nós com muito carinho. Reconhecemos todo o esforço que os nossos pais fazem para o nosso crescimento feliz e harmonioso. Queridos pais, vocês são para nós um verdadeiro tesouro que recebemos sem nada merecer, muito obrigado queridos pais.

Queremos também neste dia, agradecer os nossos professores, que com muito empenho lutam para nos ensinar os segredos da natureza e os valores da sociedade. Queridos professores, convosco nós descobrimos a vida, conhecemos as ciências e crescemos para o mundo melhor. Parabéns pelo vosso coração de pai e de mãe.

Para terminar queremos saudar todas as crianças que neste dia celebram o seu dia com alegria, queremos nos lembrar daquelas que não tem esta oportunidade por causa da sua condição social, cultura, religião ou raça. Queremos fazer memória das crianças que morreram por inocência, para elas pedimos um minuto de silêncio. Obrigado!

Queremos em alta voz gritar: viva o dia 1 de Junho, viva o dia da criança. Criança, tu serás sempre o futuro da humanidade.

Bem-haja, Nampula, 1 de Junho de 2016.

 Jogral: texto declamado por Várias crianaças, em forma de poesia

Queridas crianças, embora pequenos, não podemos deixar passar este dia, sem manifestar o nosso protesto contra a guerra. O barulho das armas silencia a voz de muitas crianças, e muitas delas ficam órfãs de pais. Somos solidários com todas as crianças do mundo inteiro:

O nosso gesto de solidariedade dirige-se para as crianças da África que sofrem as consequências da guerra, da fome, as injustiças e violação dos seus direitos. Lembramo-nos também de todas as crianças que são vítimas de abuso e do trabalho infantil.

As crianças da Ásia atingidas pelas calamidades naturais tais como: as cheias, os terramotos e as doenças endémicas, aquelas que por causa da maldade dos adultos, foram transformadas em instrumentos de guerra, referimo-nos às crianças envolvidas nos movimentos terroristas e que muito cedo, aprenderam a derramar sangue.

As crianças da América que de diferentes modos lutam pela sua sobrevivência, lembramos sobre tudo das crianças da América latina que enfrentam situações de pobreza extrema.

 As crianças da Europa que apesar de estarmos na era do amor, são afectadas pelo egoísmo e individualismo ocasionado pelos poderosos. Lembremo-nos daquelas crianças que por causa das políticas e, leis que põe em risco a vida humana, não chegam a ver o mundo! Crianças que foram privadas de viver sem culpa nenhuma.

Saudamos as crianças da Oceânia, que apesar de terem a beleza dos mares, sofrem os males da humanidade e a ganância do poder.

Queridos pais, nós as crianças embora pequenos, temos consciência dos problemas do mundo, reconhecemos o vosso esforço de cada dia. Nos dias em que não tendes tempo para nos perguntar como foi o dia, por causa do cansaço e do trabalho árduo.

Nos dias em que a dispensa está vazia e vos falta a coragem dos deixar com fome, e fazeis tudo para garantir a nossa alimentação.

Queridos amigos apesar da nossa pouca idade, é nosso dever respeitar e reconhecer o esforço e o carinho dos nossos pais, que nunca deixaram de nos proteger e fazer de nós, suas verdadeiras pérolas. Obrigado pela vida, pelo amor e pela vossa dedicação; graças a vós temos um crescimento alegre e saudável.

Para todos, fica na memória estes lindos dizeres:

Com a paz e a estabilidade social protegemos os direitos da criança”!

Deixe um comentário