Palavra da Diretora

IMG_8586Onde os esquecidos são lembrados

Seguir Jesus Cristo e agir segundo o seu espírito: eis a regra de vida que formou o coração, a acção e o ensino da nossa fundadora” (C2).

Uma das características principais de Maria Rivier era o amor aos pobres. Por causa disso, as nossas obras estão abertas aos pobres e procuramos acolhe-los em grande número, identificamo-nos com eles levando uma vida simples. Leccionamos de 1ª a 7ª classe e damos mais atenção a educação integral da criança.

Aqui instruímos, ensinamos e educamos

A vida na EPC Maria Rivier, circula nestes três conceitos (educação, ensino e instrução) e fora deles procuramos incluir o aspecto da evangelização através de diferentes actividades que fazem parte da nossa vocação como homens e mulheres religiosos que somos. Acreditamos na vida, na pessoa humana e não deixamos de lado o divino, por isso, associamos a instrução com os valores absolutos da nossa existência.

Por falar da religião, a nossa escola tende a criar um ambiente onde se dá o encontro ecuménico (universal). Nas nossas relações criamos um espírito que não questiona as crenças e ideologias religiosas de ninguém, respeitamos a todos e a tudo. Estamos e vivemos como filhos do Deus único e amoroso! Em cada manhã, deixamo-nos encantar pelo mistério do seu Amor por nós e, encontramos em cada pessoa uma imagem do irmão.

Voltando aos três conceitos acima referidos, dir-se-ia que a educação é um conceito genérico que não se deve limitar a mera instrução escolar, ela é um processo de desenvolvimento unilateral das potencialidades da pessoa, na qual ocorre a formação das qualidades humanas de forma integral.

Quer dizer, pela educação a pessoa deve poder crescer como um todo a nível físico, moral, espiritual, intelectual e social. Percebe-se ainda, que pela educação, conseguem-se moldar os traços da personalidade e o carácter, pois ao longo do processo são transmitidos valores, ideologias, e modos de ser que reflectem o ser de uma sociedade.

Neste sentido educar seria, acompanhar a evolução da pessoa, tendo em conta todos os aspectos vitais. Importa esclarecer aqui que, a educação não é imposição, pois ela consiste no acompanhamento de um processo que não depende somente da intervenção externa dos educadores ou gerações mais velhas, mas que também supõe a presença de factores internos ligadas a constituição interna da pessoa.

Libâneo (1994), refere que a educação tem em vista “a orientação da actividade humana na sua relação com o meio social, num determinado contexto de relações sociais” é por isso que a educação escolar deve contar sempre com a presença e colaboração da comunidade que faz parte do processo educativo da escola.

Para materializar o acima exposto, abrimos as portas para todos. Quer dizer, a EPC Maria Rivier, procura ser “um lugar de todos e para todos” quem deve educar somos nós e ninguém deve se sentir excluído desta nobre tarefa. Os pais têm a grande missão de educar, os professores e a nossa equipa de trabalho tem a dupla missão de educar e instruir através do ensino até nos pormenores da vida diária da escola. A comunidade local, tem a difícil missão de acompanhar a escola como uma estrutura pertinente para o seu desenvolvimento sociológico.

A instrução e diferente do ensino, porque a instrução refere-se a formação intelectual, ou seja a formação e desenvolvimento das capacidades cognitivas através do domínio de certo nível de conhecimentos sistematizados. O ensino por sua vez, refere-se as acções, meios e condições para a realização da instrução. Vê-se bem que a instrução acontece pelo ensino e, tudo isto faz aquilo que se chama educação. Portanto, a instrução através do ensino só tem resultados educativos quando concorre para os objectivos da educação (Libane, 1994).

Aqui na EPC Maria Rivier, acreditamos que os conhecimentos, aptidões e competências proporcionados pelo ensino, são princípios reguladores da acção humana numa certa realidade contextual; neste caso em Nampula e em Moçambique no geral.