Quem somos

DSC02203HISTÓRIA DA ESCOLA MARIA RIVIER

 Situada na cidade de Nampula, no bairro de Namutequeliua, a Escola é dedicada a Maria Rivier, fundadora da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria. Esta Congregação que tem por vocação o trabalho do ensino de crianças e jovens desfavorecidos, veio dar resposta ao veemente apelo lançado por D. Manuel Guerreiro, então Bispo de Nampula.

Foi no ano de 1954 que as Irmãs da Apresentação de Maria desembarcam a Nampula para trabalhar na Formação de Professoras do Posto Escolar na Paróquia de S. Pedro de Napipine. As Irmãs embora trabalhando na educação como parte integrante do seu carisma, estendiam o seu raio de acção na pastoral, preparando jovens para a realização do sacramento do matrimónio.

A Independência celebrada a 25 de Junho de 1975, trouxe uma situação nova no seio da Igreja e da Congregação das Irmãs da Apresentação de Maria em particular. Nesta altura todas as escolas privadas foram nacionalizadas, tendo o Estado tomado a peito a educação de todos os cidadãos. Portanto, o tempo que se seguiu à independência foi de muitas perturbações, tendo forçado as Irmãs a leccionarem nas escolas públicas. Esta nova situação não se adequava ao carisma das Irmãs, pois não podiam viver o seu carisma nas escolas tal como preconizada a sua Fundadora.

As Irmãs precisavam de um espaço próprio onde pudessem viver e realizar a sua missão de verdadeiras educadoras segundo o espírito de Maria Rivier. À medida que o tempo foi passando, foi também crescendo a necessidade de ter um espaço para acolher as crianças pobres cujas famílias não podiam custear os estudos dos seus filhos.

 Depois de um longo período de procura de um terreno que pudesse responder aos anseios das Irmãs, uma luz verde aparece no fundo do túnel: em nome da Congregação a Ir. Paulina de Maria compra uma Quinta que pertencia ao Dr. Chaves. A compra deste terreno acalentava a esperança de ai se fixar não só a residência das Irmãs mas também um centro educativo para as crianças.

Depois da compra do terreno, novas movimentações em direcção ao projecto há muito sonhado começam a ter lugar. Em 2003 a Madre Geral das Irmãs da Apresentação de Maria visita as suas Irmãs. Na sequência do diálogo entabulado com as suas Irmãs, a Madre Geral dá o seu aval para o inicio do projecto.

A Província Portuguesa das Irmãs da Apresentação de Maria no intuito de ajudar a então Região de Moçambique, disponibiliza duas voluntárias que chegam a Nampula com a finalidade de abrir um Jardim de Infância para as crianças pobres e também uma Biblioteca para apoiar os estudantes dos vários estabelecimentos de ensino da cidade. Estamos no inicio do projecto do Centro Educativo das Irmãs da Apresentação de Maria em Nampula. Uma vez lançadas as bases do projecto, o Centro Educativo passa a acolher crianças dos 4 a 5 anos.

Terminado o tempo de formação, as crianças partiam para as escolas públicas onde se deparavam com dificuldades de vária ordem, pois não havia sequência entre o que tinham aprendido no Jardim de Infância e a nova instrução das escolas públicas. Os pais e encarregados das crianças não estavam alheios a realidade vivida pelas crianças. Eles sentiam um certo retrocesso no processo de aprendizagem das suas crianças. Diante desta situação os pais e encarregados de educação dirigem-se às Irmãs e para pedir uma escola que desse continuidade à educação das crianças recebida no Jardim de Infância.

As Irmãs encontram novamente numa situação em que são chamadas a dar uma resposta ao “grito do povo”. Conscientes das implicações deste novo pedido, as Irmãs fazem o seu apelo ao Conselho Geral que de imediato aprova o projecto de construção de uma Escola Primária Completa. Em 2007, faz-se o lançamento da primeira pedra num lugar que outrora servia de pocilga. Estamos diante de mais um projecto que vai ajudar a população pobre do bairro de Namutequeliua e não só.

No dia 4 de Fevereiro de 2008 a escola deu inicio contando com três professores e 124 alunos da 1ª, 2ª e 3ª classe. Nessa altura ficaram como membros de direcção, a Irmã Joana Agostinho como Directora da Escola e o professor Aido como Director Adjunto Pedagógico.

No ano 2009, o professor Aido cessou as funções de DAP e ficou no seu lugar o professor Assane e no ano de 2013 o professor Assane foi transferido da escola ficando no seu lugar a professora Zoraida. Em Outubro do ano 2015 a Irmã Joana Agostimho, deixou o cargo de Directora da escola ficando em seu lugar a Irmã Vivalda Victorino Suda. Actualmente, a escola conta com 551 alunos, 16 professores, 5 auxiliares.

Somos felizes na nossa missão de educadores e continuamos sempre unidos aos que mais carecem de uma aprendizagem para a vida.

2 comentários sobre “Quem somos

Deixe um comentário